
Bolo Piscina de Paçoca
O bolo piscina de paçoca é uma verdadeira tentação para os apaixonados por sabores típicos e marcantes. Com uma massa macia e levemente amanteigada, ele traz no centro uma generosa “piscina” recheada com creme de paçoca ou doce de amendoim, formando uma combinação irresistível entre o doce e o salgadinho característico da paçoca. Finalizado com farofinha crocante ou pedaços da guloseima por cima, esse bolo é perfeito para festas juninas, encontros especiais ou simplesmente para matar a saudade do sabor da roça. Uma explosão de sabor que derrete na boca!
Ingredientes
Bolo
- 4 ovos
- 1 e 1/2 xicara de leite
- 1/2 xicara de óleo (usei canola)
- 1 e 1/2 xicara de açúcar
- 1 xicara de amendoim picado
- 2 xicaras farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa fermento
Cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 1 xicara de amendoim picado
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
Modo de Preparo
Bolo
- Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma com cone central ou uma ballerine com 22 cm de diâmetro no fundo (eu usei desmoldante caseiro).
- No liquidificador, bata juntos os ovos, o leite, o óleo, o açúcar e o amendoim por uns 5 minutos.Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha de trigo, o sal e o fermento.Mexa com um fouet para ficar bem uniforme. Verta o conteúdo do liquidificador e misture até que não haja nenhuma pelota.Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito.Retire o bolo do forno e deixe que esfrie completamente antes de desenformar.
Cobertura:
- Quando o bolo estiver morno, pode preparar a cobertura. Em uma panela, leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite, a paçoca e a manteiga. Mexa sempre até engrossar e começar a dar ponto de brigadeiro.Desligue o fogo e despeje a cobertura sobre o bolo. O ideal é que ela ainda esteja quente, pois ela engrossa quando esfria.
- Sirva quando a cobertura estiver morninha.
Tentou esta receita?Nos conte como foi!